Como constataram no outro tópico, este vosso servidor teve a oportunidade de receber um dos protótipos da edição especial da Semogue para o fórum Barbear Clássico. Assim, e depois do período de desbrave e de um período de testes algo prolongado, penso que está na altura de partilhar as minhas impressões convosco.
0. IntroduçãoEste pincel nasceu neste fórum, com ideias reunidas de muitos membros do fórum. Podem ver o desenvolvimento destas ideias e a forma como nasceu
neste tópico, e também
aqui.
1. ApresentaçãoNada a dizer neste capítulo, no fundo a tradicional apresentação da Semogue, dentro de um "tubo" quadrado, de plástico. Simples e funcional, leva o pincel inteiro até a casa do consumidor final.
2. TamanhoApesar de ser um pincel de tamanho pequeno-médio (22mm de nó e 50mm de altura de pelo), dá a impressão de ser um pincel maior. Porquê? Devido à sua densidade, e à tendência que o pincel tem para abrir. No entanto, apesar de abrir bastante, a sua densidade permite ter sempre uma grande dose de firmeza - mais à frente irei desenvolver melhor este aspecto.
Poderemos ver umas fotos comparativas deste pincel, versus outro de dimensões similares (Semogue 1438):
Como podem constatar, as dimensões são muito semelhantes, mas o protótipo tem maior tendência a abrir que o 1438. Tem também uma maior densidade. A "copa" tem também um aspecto mais arredondado, mas isso pode ser devido ao facto do pincel abrir mais.
Na foto seguinte, de novo, o Semogue BC está situado à esquerda e o 1438 à direita. Penso que esta imagem dá uma boa ideia da diferença de densidade entre os dois pincéis. Ambos os pincéis estão secos e com igual tempo de secagem. Podemos ver que o protótipo abre substancialmente mais, sem que a densidade aparente seja menor:
3. Tipo de pelo:Cerda Premium 90% tops, tal como o 1305 ou o 830. Quem tem um destes modelos sabe quão bom poderá ser este tipo de pelo, particularmente em suavidade de pontas.
4. Tipo de cabo:Totalmente torneado em cerejeira, com o logotipo do fórum gravado a laser e com numeração na base, assim como o ano e o logo Semogue. Tem ainda a inscrição lateral "Cerda" na frente, em baixo. Trata-se da reedição de um formato tradicional da Semogue, já conhecido do modelo 208. É um cabo algo pequeno e leve, e torna-se de fácil agarre.
5. Densidade do nóComo mostrei nas fotos acima, o nó é mais denso que o 1438, e também me parece ser mais denso que o 1305. Pelo menos é essa a sensação que me dá, a menos que esteja a ser enganado pela menor altura de nó. Esta densidade caracteriza bastante este pincel, e faz com que o nó, ao abrir, dê a sensação de estar a usar um pincel maior do que realmente é.
Também contribui para que tenha uma sensação muito uniforme na cara, o que o torna bem agradável de usar.
Não me pareceu em nenhum momento que fosse um pincel que tragasse muita espuma, geralmente quando faço espuma na cara uso um stick, e facilmente obtive espuma para 3 passagens + conforto.
Uma desvantagem da densidade é a de que o pincel necessita de algum tempo para desbravar e atingir todo o seu potencial. Pessoalmente, quando o pincel chegou, eu fiz um par de espumas e apesar de estar ainda um pouco rígido, foi possível usá-lo logo desde então, mas a partir daí o pincel "abriu" bastante o nó e foi sempre melhorando.
6. Suavidade das pontasBastante boa. Quem tem um 1305 ou um 830, sabe quão suave de pontas fica este tipo de pelo (Cerda Premium 90% tops), depois de um período inicial de desbrave e suavização.
7. Firmeza do nóFoi o aspecto que mais me surpreendeu. Inclusivé fui à gaveta buscar o 1438 para comparar. Não estava à espera que o Semogue Barbear Clássico tivesse uma firmeza maior que o 1438. Mas a verdade é que tem, sem dúvida uma característica devida à densidade e ao seu loft curto.
Obviamente que tem bom desempenho na tigela e com cremes, mas onde este pincel brilha verdadeiramente é com sabões duros e a fazer espuma na cara, aí revela-se uma ferramenta extraordinária. O mesmo se aplica quando se trata de sabões moles "à italiana" (TFS, Cella, Valobra amêndoa).
8. Capacidade de fazer espumaBastante alta, principalmente com sabões duros e sabões "à la italiana". A saudável dose de firmeza deste pincel ajuda bastante na hora de carregar o mesmo. Como disse anteriormente, não me pareceu que fosse um pincel que tragasse a espuma.
Funciona muito bem quer na mão, quer na cara quer na tigela, mas onde realmente se destaca é com sabões duros e na cara, com sticks de sabão. É um pincel que nasceu para aterrorizar sabões, mesmo os mais duros e teimosos "tripple-milled", trata-os por tu e come-os ao pequeno almoço.
9. Capacidade de retenção de águaO normal para um pincel de cerda. Ao contrário dos de texugo, basta uma ligeira sacudidela para retirar o excesso de água, e é o que basta para evitar que a espuma fique muito aguada.
10. Sensação na caraDepois de desbravado, o pincel torna-se muito suave, e com uma sensação muito uniforme na cara, devido à sua densidade. Como já foi dito, transmite a sensação de se estar a usar um pincel de maior tamanho, devido à maneira como abre e como mantém a sua firmeza.
11. Conclusões:É um pincel cuja densidade é algo acima do normal, especialmente quando comparada com outros modelos de produção actual da Semogue, como o 1305 ou o 1438. Isto, aliado ao facto de usar o tipo de cerda Premium 90% tops e ao loft baixo, define as características deste pincel.
O tipo de pêlo usado é bastante flexível, e permite que o pincel dê a sensação de se estar a usar um pincel de maior diâmetro. No entanto, a sua densidade e o seu loft baixo permeite-lhe manter uma firmeza muito boa, capaz de tratar por tu o mais duro dos sabões.
É claro que estas características podem não agradar a todos... não vou entrar na discussão sobre se este pincel é melhor que o pincel "X" ou não, penso que isso depende muito do gosto pessoal de cada um.
O meu objectivo com esta revisão não foi o de dizer "este é melhor que o X" ou "é muito firme" ou "tem pontas suaves", pois isso depende da percepção de cada um, e pode não dar uma ideia assertiva acerca das suas características. Ao invés, preferi tentar estabelecer algumas comparações, usando como ponto de partida alguns pincéis mais conhecidos da Semogue, como o 1438 (que por sua vez é semelhante ao 1520/620) ou o 1305/830, de modo a que os leitores pudessem perceber as características deste pincel um pouco melhor. Espero que tenha conseguido o meu objectivo.
Devo porém dizer, a título pessoal, que me agradou bastante este pincel, que mostrou ter uma natureza bem diferente dos outros pincéis da Semogue que conheço, e que facilmente encontrou um lugar na minha rotação.
Um grande abraço a todos, e espero que tenham gostado de ler isto.