O sabão funciona. Fazer espuma, até faz.
Maaaas... é ultra esquisito com a água, e exige alguma "gordura de cotovelo" para se conseguir uma espuma funcional e estável.
Uma gota a mais e é a catástrofe. Decididamente, este sabão gosta de pouca água.
Fiz uns testes com o sabão. Espuma sempre feita na mão (hábito meu que vem de longe e que uso sempre que testo algo novo).
Para isso, usei 3 pincéis. Dois deles, os primeiros a alinhar, estão aqui:
Pincéis à janela, ou como quem diz, "Pincéis ao vento" - onde é que eu já li isto?
Vulfix Grosvenor mesclado e Semogue 1550. O primeiro a alinhar foi o Grosvenor. Primeiro carreguei o pincel com sabão:
Depois comecei a juntar água. A coisa começou a ficar com bom aspecto:
Confiante, juntei mais água. Gaita!, a coisa piorou. Acho que me passei com a água...
Bolas, isto já tem água a mais.
A espuma começou a ficar com bolhas. O resultado final foi este:
Uma espuma algo estável, mas não consideraria o ideal. Há pessoal que se barbeia com isto, mas eu não sou um deles.
Nova tentativa, desta vez com o Semogue 1550 (este pincel é uma máquina de fazer espuma). De novo, carreguei o pincel, aqui ainda um pouco seca...
Apenas mais umas gotas de água e chega! Está visto que este sabão não gosta de água. O resultado foi uma espuma bastante aceitável e apta para o escanhoado
Na mão:
Espuma pronta:
Espremendo a mão, a espuma sai em glóbulos consistentes de dentro da mão.
Esta foi a espuma que durou mais tempo, e simulei um escanhoado, com a Mühle R89 sem lâmina. A espuma durou à justa para o escanhoado... Estável q.b. mas longe do ideal ou do melhor que já experimentei. Mas funciona.
De seguida, experimentei o SOC 2-band, assim tirado de repente da prateleira. Carreguei o pincel e comecei a trabalhar a espuma:
De novo, a espuma na mão, formou uma espuma espessa:
Esta espuma, apesar de espessa e com bom aspecto, não foi tão durável quanto a do 1550. Não era má, mas requeria sempre umas voltas no pincel adicionais por cada passagem. Tentei adicionar água para lá do razoável (com o sabão Williams funciona), mas aí o resultado foi o esperado, a espuma desfez-se por excesso de água.
Conclusão: o sabão funciona. Mas é muito melindroso com a quantidade de água usada. Uma gota a mais e é a catástrofe, obtém-se uma espuma com bom aspecto mas que se desfaz. Juntando apenas pouca água, a coisa melhora, a espuma fica mais espessa. Se gostam de espumas com mais água, esqueçam este sabão.
Mas gostaria de ver este aspecto da estabilidade melhorado, pois neste capítulo este sabão está bem longe do melhor que experimentei, e espero sinceramente que melhorem a formulação.