Tenho notado que ultimamente, tem acontecido um fenómeno, neste fórum, cada vez mais frequentemente, e reiteradamente por um grupo restrito de membros:
o double post ( por vezes
triple-
quadruple-, sei lá que múltiplo, meu Deus...
).
-
O que é o double-post?Pode ser quando:
- um utilizador coloca a mesma mensagem 2 vezes de seguida;
- um utilizador escreve uma série de mensagens seguidas, sem editar a sua mensagem anterior, gerando uma série de mensagens suas (2 ou mais) todas a seguir umas às outras.
Tal prática é considerada desrespeitosa, é proibida em muitos fóruns, sendo considerada uma prática negativa e contrária à boa "etiqueta" da internet. Aliás, contribui para aumentar a confusão nos tópicos, tornando difícil a sua consulta e complicando o encontrar da informação.
Claro que há excepções a esta "regra"; se por acaso vou colocar uma mensagem num tópico antigo, e se por acaso fui o último a publicar um post nesse tópico, bom, se calhar até certo ponto será aceitável. Mas será sempre melhor editar o último post, para evitar este "fenómeno".
-
Como evitar o double-post?Muito fácil, quando estamos a escrever uma mensagem, existem uns botõezitos que permitem inserir citações de cada uma das mensagens anteriores, como podemos ver na seguinte imagem:
Ora, usando esses botões, podem inserir várias citações dentro da mesma mensagem, podendo assim responder a todas as mensagens apenas num único post, evitando assim a praga do "double/multiple-posting".
-
Mas eu já coloquei o meu post, já está publicado... e agora? - Nada mais fácil: basta carregar, no
post que acabámos de publicar, em "Modificar".
Depois, é só modificar à vontade, inclusive colocando outras citações, como explicado anteriormente.
Se acharem útil ver o código BB quando editam um post ou fazem citações, é carregar no seguinte botão:
Qualquer dúvida, é só perguntarem. Mas sem "multiple-posts", OK?
Se não, já sabem o que vos acontece: a tal visita a esta antiga & tradicional barbearia!