Olá meus caros,
Como novato que sou, percebi algumas coisas que podem atrapalhar um iniciante neste mundo, situações que podem nos fazer desanimar no início e gostaria de compartilhar com os meus pares e como eu as encarei, vai que ajuda... Situações vividas por outros confrades são muito bem vindas.
---
Você chegou aqui pensando em economizar algum dinheiro?Acha o preço dos refis multilâminas abusivos e não quer mais gastar com isso? Ok, você conseguirá pois não comprará mais multilâminas, porém... sabe aquele seu pincel Ricca? O sabão de coco em pedra que usava para fazer espuma? Achava que pós barba era frescura? Então... você que chorava ao pagar R$ 50,00 em um refil de multilâminas pagará sorrindo o dobro por um pincel e sabe-se lá quantas vezes mais por uma máquina e acharás que tens que ter mais do que um produto de cada.
Produto ou técnicaVocê comprou um "barbeador antigo" Super Barba, uma caixinha de lâminas Wilkinson e fala para os seus amigos que multilâminas e coisa de fresco, aí depois do primeiro barbear você precisa fazer uma transfusão de sangue e percebe que a coisa não é bem assim.
Nâo estou tendo sucesso no "barbear clássico" devido a minha (falta de) técnica ou devido os produtos que estou usando? Acredito que alguns conseguem ter um bom barbear com produtos precários, mas não creio que seja uma opção para iniciantes. Se puder ter um pincel, máquina e cremes/sabões/loções indicados pelo pessoal aqui do fórum será melhor, pelos menos você tira a dúvida se a culpa é do material e poderá focar mais na técnica.
Adendo: "Não quero gastar muito porque aí, se eu me arrepender, não terei perdido muito dinheiro". Considero que a chance de se arrepender usando materiais de baixa qualidade é maior, mas se você experimentou, por exemplo, uma Muhle R89, um Semogue 1305 e um bom sabão e pós barba por duas ou três semanas e se arrependeu... rapaz, esse é um mundo em que você de fato não deveria estar.
Onde eu compro esse tal de BBS?As primeiras barbas não serão tão rentes quanto as que você tinha com multilâminas, mesmo depois da oitava passagem (ainda mais quando você estava acostumado com apenas UMA), portanto não insista no começo, isso só irá maltratar a sua pele. Você verá o pessoal comentando de três passagen + retoques, fiz isso nas primeiras vezes, mas segui o conselho de um confrade (esse termo será corriqueiro daqui em diante) em tentar duas passagens caso as circunstâncias permitam, ou seja, se podes trabalhar com uma barba um pouco mais rala... aparente, então submeta-se a isso no começo para ir "pegando a mão", acostumando a pele, amaciando o pincel, conhecendo os produtos. Verás que barba após barba irritará menos a pele, sangrará menos, o rosto arderá menos e assim por diante.
Como diria aquele personagem: "tá bom, mas não se irrite..."Uma, duas, três barbas depois e você ainda sangra um monte, irrita a pele, acha que a espuma não está boa mas vai essa mesmo, o que mais tem no seu rosto é "resto de barba" pinicando pra todos os lados e, ao final, você tem vontade de jogar tudo pela janela, acha que as dezenhas ou centenas de reais gastos não valeram de nada e fica com raiva de você mesmo. Eu li dezenas de posts, assisti outras dezenas de vídeos e alguns conselhos são unânimes, entre elas está a de não fazer pressão ao passar a máquina/navalha/navalhete, contudo você ainda aplica a mesma pressão que aplicava quando usava o multilâminas. Acredite, você terá consciência disso e pensará que está aplicando menos pressão, e até estará mesmo, mas ainda será muita quando está a usar um SR. Passei a SR a ponto de achar que nada cortava (ainda mais com uma Muhle R89) tal era a falta de pressão, mas após a segunda passagem os pêlos não estavam mais lá. Foque que a próxima experiência será melhor.
Terei que ter calma até quando?Outra boa prática que verás aqui: teste, teste, teste e... por fim, teste mais um pouco.
A máquina X com a lâmina Y e os produtos W terá dez efeitos diferentes em duas pessoas diferentes, ou seja, os mesmo produtos darão resultados diferentes para você e para o seu irmão e os mesmos produtos darão resultados diferentes para você em dias diferentes. Permita-se não ter um bom barbeado as vezes, o B. Clássico não é garantia de felicidade 100% das vezes, mas perceberá que pensarás muito mais nisso, ficarás ansioso para barbear-se afim de testar esse ou aquele produto ou ver se sua técnica estará melhor, como dizem, isso passa a ser prazeroso, um hobby.
Piadas?Algumas coisas que talvez você ouça, mas não deve escutar: "eu tenho uma dessa, isso não funciona!", "isso é antigo", "meia hora pra fazer a barba?!?!", "agora você não pensa em outra coisa.", "mas você já não tem um?!?!", "você faz a barba três vezes? (referência a três passagens)", "você pagou tudo isso?!?!" blá blá blá.
---
Agora é pé na tábua...